A cervejaria norte-americana Budweiser, nova patrocinadora da Copa da Liga Inglesa (Budweiser FA Cup, em inglês), torneio de futebol mais antigo do mundo, contratou numa jogada de marketing seis ex-jogadores de nível internacional para disputar a competição pelo modesto Wembley FC, time da nona divisão do futebol inglês.
Após ter contratado o ex-treinador da seleção inglesa, Terry Venables, como conselheiro técnico para o clube, a companhia fechou acordo também com os veteranos da seleção inglesa Ray Parlour, Martin Keown e Grame Le Saux, o americano Brian McBride e o ex-atacante da seleção da argentina Claudio Caniggia para reforçar o elenco do Wembley durante a FA Cup.
Além deles, o ex-goleiro David Seaman, do Arsenal e da seleção inglesa, famoso pelo bigode característico e por ter levado o gol de falta de Ronaldinho Gaúcho nas quartas de final da Copa do Mundo de 2002, foi contratado como novo preparador de goleiros do clube.
A Football Association, responsável pelo torneio, afirmou que a Budweiser não quebra nenhuma regra ao ajudar o clube, mas ressaltou que a ação não tem nenhuma relação com o acordo entre a entidade e a cervejaria. Estima-se que a instituição receberá cerca de 24 milhões de libras da empresa por um contrato de patrocínio de três anos de duração.
“A iniciativa representa uma luz para o futebol amador na Inglaterra, lembrando ao público da import”ncia desse lado do esporte para o desenvolvimento do futebol nacionalmente”, declarou Ian Bates, técnico do Wembley FC.
O projeto será seguido de perto pelo canal esportivo ESPN, que fará um documentário mostrando a campanha do time na próxima edição da FA Cup.