A Prefeitura de Buenos Aires criou o tour “Bairros Futebolísticos”, que percorre 13 bairros portenhos e cinco estádios. O programa terá saídas às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir do Centro Cultural Néstor Kirchner.
O primeiro local a ser visitado é o estádio La Bombonera, no coração do bairro La Boca. O local de mando de jogo do Boca Juniors, mais popular time da argentina, conta com um museu do clube e permite uma vista do gramado a partir da tribuna.
O ponto seguinte é o estádio Tomás Duco, apelidado de El Palacio, sede do Huracán. Nesta arena, os visitantes poderão ter a sensação de entrar no gramado usando o mesmo túnel que é percorrido pelos jogadores. O local ficou famoso por uma cena de perseguição policial durante jogo entre Huracán e Racing, no filme “O segredo de seus olhos”, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro.
Em seguida, a visita é ao estádio do Argentinos Juniors, clube que se orgulha de ter revelado o astro Diego Maradona. Também foi em seu estádio que Lionel Messi atuou pela primeira vez com a camisa da seleção argentina. O museu do clube foi criado inteiramente a partir de doações de torcedores e moradores da vizinhança.
O Gasômetro, estádio do San Lorenzo, é o próximo ponto do passeio. Clube do papa Francisco, a equipe conquistou pela primeira vez a Copa Libertadores da América há dois anos. O tour é completado pelo estádio Monumental de Nuñez, palco da final da Copa do Mundo de 1978 e casa do River Plate.
O traslado entre os pontos turísticos é gratuito, mas o visitante paga pelo ingresso nas arenas. Com isso, o passeio sai por 325 pesos (equivalente a R$ 69). A ideia é somar o Vélez Sarsfield a esse passeio. Dependendo do sucesso da iniciativa, a prefeitura poderá ampliar o serviço para outros dias da semana.