Bundesliga reforça “invasão” de europeus no mercado brasileiro

Nos próximos dias 9 e 10 de novembro, o Posto 10 da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, promoverá a segunda edição do Bundesliga Experience, evento criado pela liga alemã de futebol em parceria com o Fox Sports, detentor dos direitos de transmissão do torneio.

LEIA MAIS: Com Zé Roberto, Bundesliga lança campanha no Brasil

Os dois dias de evento terão exposição da taça do Campeonato Alemão, presença de brasileiros que atuaram por clubes alemães e, ainda, a transmissão ao vivo do clássico entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund. As atividades buscam aproximar ainda mais a Bundesliga dos brasileiros e são uma forma de tornar o Campeonato Alemão mais conhecido.

Foto: Divulgação

Com a Bundesliga, o Brasil terá, num intervalo de três meses, a terceira ação do gênero de entidades esportivas europeias exclusivas para o mercado nacional. Em junho, a LaLiga criou, também no Rio de Janeiro, um evento para mostrar a história da competição. Pouco depois, em agosto, o Manchester City trouxe ao país as taças conquistadas por suas equipes masculina e feminina para exposição em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

A invasão dos europeus no Brasil tende a ficar ainda mais acentuada nos próximos anos. O Paris Saint-Germain anunciou a criação de um programa de sócio-torcedor exclusivo para o país. Nele, o associado tem direito a participar de eventos exclusivos do PSG no Brasil, além de disputar campeonatos de futebol com as cores do time francês.

As experiências para torcedores brasileiros fazem parte da nova estratégia do futebol da Europa para ganhar mercado dentro do país. Nos anos 2000, a moda era lançar escolas de futebol com a marca dos clubes. O Milan ganhou bastante espaço no mercado com isso. Depois, as entidades passaram a se comunicar com o torcedor brasileiro a partir das redes sociais.

Agora, nos últimos anos, as experiências começaram a ser mais frequentes. Os clubes também têm ganhado espaço no Brasil por meio de acordos locais de patrocínio, em que as marcas ativam as propriedades no país. Recentemente, a Nivea fez ação para levar torcedores a jogos do PSG, assim como a Gillette já havia feito quando patrocinava o Barcelona com Neymar, Messi e Suárez.

Sair da versão mobile