Bundesliga vai à Ásia para aumentar receita

Borussia Dortmund é o atual campeão da Bundesliga

Borussia Dortmund é o atual campeão da Bundesliga

A Bundesliga, liga de futebol alemã, decidiu expandir suas fronteiras para tentar ampliar as receitas. A DFL (Deutsche Fussball League), braço comercial da Bundesliga, abriu um escritório em Cingapura, na Ásia, de olho no mercado local.

“A representação na Ásia é um braço para estabelecer a marca da Bundesliga na região. Após seis meses com o escritório em Cingapura, podemos dizer que os resultados preliminares são bastante positivos”, afirmou Dirk Meyer-Bosse, diretor de negócios da Bundesliga ao “Sport Business Journal”.

Segundo o relatório anual publicado pela DFL, em 2011-2012 foram captados 72 milhões de euros do exterior. O número ainda é baixo se comparado ao que as outras principais ligas europeias arrecadam com os torcedores de fora de seus países, mas representa seis vezes mais do que a Bundesliga arrecadou sete anos atrás.

O exemplo para os alemães continua a ser a Premier League, da Inglaterra, que de longe é quem mais fatura com a venda de direitos para o exterior: 500 milhões de euros.

“A Premier League tem 20 anos de vantagem nessa história. Eles desde cedo focaram no mercado internacional e chegaram a um patamar que é muito difícil de ser alcançado”, completou Meyer-Bosse.

Além do foco no mercado asiático, a Bundesliga lançou, na virada do ano, duas novas versões de seu site oficial. Uma em japonês e outra em polonês. Nos dois países, a DFL fechou acordos de licenciamento com parceiros locais, na tentativa de expandir sua marca.

“A meta é aumentar o conhecimento da liga nesses países e, talvez mais importante ainda, levar os torcedores desses locais a ficarem mais próximos de nossos produtos”, completou Meyer-Bosse.

Sair da versão mobile