Campanha da Nike é banida do Twitter após usar conta de Rooney

A Nike, fornecedora de material esportivo, foi, a primeira marca a ter uma campanha banida do Twitter após as autoridades do Reino Unido determinarem que a empresa utilizou contas de dois de seus atletas patrocinados para veicular anúncios implícitos.

O fato aconteceu no primeiro dia de 2012, quando os jogadores de futebol ingleses Wayne Rooney e Jack Wilshere publicaram em suas respectivas contas resoluções de ano novo que terminavam com a hashtag #makeitcount e o link gonike.me/makeitcount. “Make it Count” é o nome de uma campanha global da Nike.

A agência de autoridades da propaganda do Reino Unido (ASA) determinou que a campanha da Nike é abusiva, já que foi feita de maneira implícita e indireta, ou seja, que o público não tinha necessariamente como saber que aquilo era um aviso publicitário.

A Nike defendeu-se por meio de um comunicado, no qual afirma que ambos os jogadores são conhecidos patrocinados da empresa e que o link da postagem era claramente um link da marca, deixando claros quais tweets dos atletas eram pessoais e quais eram anúncios.

Sair da versão mobile