O Campeonato Catarinense de futebol, que inicia nesta quarta-feira (16), será o primeiro do país a ter praticamente todos os jogos exibidos por streaming, via um sistema inédito de pay-per-view. A Associação de Clubes de Santa Catarina, gestora comercial da competição, fechou um acordo com a TV NSports, plataforma de streaming patrocinada pela Netshoes, para ser a gestora do projeto, que será apresentado nesta segunda-feira (14) ao torcedor.
O pacote com todas as partidas do campeonato, à exceção do jogo da TV aberta, custa R$ 99. Caso o torcedor queira comprar um jogo avulso, pagará R$ 39.
“Queremos fomentar uma nova cultura a partir do streaming, impulsionar o projeto. Não é uma fonte significativa de renda, mas é uma solução para o torcedor. E, como não temos um parceiro para a TV fechada, temos de trazer uma transmissão com ótima qualidade de entrega. Por isso decidimos ir atrás da TV NSports, que vai nos auxiliar com a gestão de todo o projeto”, afirmou Cláudio Gomes, superintendente da Associação de Clubes de Santa Catarina, à Máquina do Esporte.
No ano passado, o Catarinense chegou a testar o modelo de PPV por streaming no returno da competição. Conseguiu 9 mil assinantes. Para esta temporada, a expectativa é de que sejam 20 mil pessoas assinando o pacote integral. Hoje, somando os os dez clubes que disputam o Estadual, há 35 mil sócios adimplentes. A ideia é incrementar as vendas a partir dos próprios clubes. Para isso, foi criado um modelo de divisão de receitas que, segundo Gomes, estimula a meritocracia.
“O torcedor é obrigado a indicar, no ato da compra, o time que torce. Assim, da parte da receita destinada aos clubes, 50% vai para o time que aquela pessoa torce. E o clube ainda fica com outros 10% do dinheiro da associação”, disse Gomes.
O modelo é um incremento do que foi testado no ano passado, quando a Samba Tech auxiliou na criação do streaming. A expectativa é fazer com que os torcedores tenham cada vez mais o hábito de consumirem o Catarinense por streaming. A meta é que, em 2020, quando expira o contrato de transmissão da TV aberta, a competição continue sem um canal de TV tradicional transmitindo as partidas.
Nesta segunda-feira (14) pela manhã, haverá o evento de apresentação do campeonato. A Sicoob é a detentora do title sponsor da competição. O patrocínio máster é de Angeloni Supermercados. Os outros patrocinadores são: Guaraná Gruki, Aurora, Casas da Água, Cup Noodles, Sadia, Strike, Clear Man, LG, Brahma e Café 3 Corações.