Campeonato Chinês começará sem patrocínio e TV

O próximo fim de semana marcará o início da temporada 2011 do Campeonato Chinês de futebol. Abalada por denúncias de corrupção no esporte local, a competição servirá como símbolo do quanto o futebol no país está vivendo um período conturbado.

O problema central é que existem uma série de denúncias contra Na Yong, ex-presidente da Associação Chinesa de Futebol. Atualmente, essas acusações estão sendo analisadas pela Justiça local.

Enquanto o inquérito não for concluído, a emissora estatal CCTV já avisou que não tem interesse de transmitir o Campeonato Chinês. Portanto, a rodada deste fim de semana não terá partidas televisionadas.

Outro problema é que a Pirelli, fabricante de pneus que foi a principal patrocinadora do Campeonato Chinês nos dois últimos anos, decidiu se retirar em função das denúncias. E o torneio ainda não encontrou nenhuma marca disposta a ocupar esse lugar.

O Campeonato Chinês tem acordos com Nike, a cervejaria Harbin e a metalúrgica Shandong Lingong. A associação chinesa busca, porém, uma empresa disposta a pagar algo próximo do que a Pirelli investia – o valor não foi divulgado oficialmente, mas estava próximo de 13 milhões de euros por triênio.

Sair da versão mobile