Carnaval rende audiência mais baixa do Paulista em 2012

Corinthians deu alta participação, mas baixa audiência a Globo e Band

Corinthians deu alta participação, mas baixa audiência a Globo e Band

O Corinthians venceu o São Caetano por 1 a 0, e não era esse o único atrativo do jogo transmitido pelas Redes Globo e Bandeirantes no último sábado (18). Douglas, xodó da torcida corintiana, reestreou com a camisa alvinegra, após ser tirado do Grêmio no início deste ano. Até Adriano, 89 dias sem jogar uma partida oficial, voltou a campo para assistir ao gol da vitória marcado por Willian. Mas o Ibope registrou os piores números do futebol nesta temporada.

A Globo obteve média de 11,5 pontos de audiência, referentes a 31% de todas as televisões que estavam ligadas no horário do confronto. O resultado é ainda pior do que o que teve com o Palmeiras, no fim de janeiro, quando alcançou 12 pontos. Ambos os números são de certo modo incomuns, pois o Campeonato Paulista nunca esteve abaixo do patamar dos 13 pontos na edição de 2011.

Um dos fatores que certamente intereferiu no desempenho foi a chegada do Carnaval. Com muitos dos telespectadores reunidos em um mesmo local ou em viagem, a audiência foi uma das vítimas, e um dos indício está na participação obtida pelo futebol durante o horário.

A Band teve três pontos no Ibope, ou 9% de participação. Assim, caso somadas as performances de ambas as concorrentes com a vitória do Corinthians sobre o São Caetano, o total foi de 40%. Isto é, a cada dez televisões ligadas durante o período no último sábado, quatro estavam sintonizadas em um dos canais que exibia futebol, resultado relativamente positivo, similar ao obtido em jogos da seleção brasileira.

Na noite desta quarta-feira (22), poderá ser constatado se a sequência de folgas criada pelo Carnaval irá interferir novamente na audiência do Paulistão Chevrolet. O São Paulo jogará contra o Bragantino, fora de casa, às 22h. Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.

Sair da versão mobile