CBF faz experiência com ajuda eletrônica a árbitro

Árbitro de futebol com aparelhagem de vídeo 

A final do Campeonato Pernambucano, entre Sport e Salgueiro, será o primeiro jogo no Brasil com ajuda eletrônica à arbitragem. O primeiro jogo está marcado para este domingo (dia 7), às 16h, na Ilha do Retiro, no Recife.

A comunicação entre o juiz e o árbitro de vídeo, na cabine, será online. No ano passado, a CBF havia feito dois testes offline, sem comunicação entre a cabine e o campo de jogo, na final do Campeonato Carioca, entre Vasco e Botafogo.

Nesta temporada, os testes foram feitos em partidas das categorias de base na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

O projeto é brasileiro e foi criado com apoio da Comissão de Arbitragem da CBF e da Enaf (Escola Nacional de Arbitragem de Futebol). O árbitro de vídeo atua em quatro situações principais: marcação de gol, penalidade, uso de cartão vermelho e identificação errada de jogador punido.

O jogo no Brasil é parte dos experimentos práticos da International Football Association Board, órgão máximo de arbitragem no futebol mundial. O uso de interferência eletrônica já foi anunciado pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. 

Sair da versão mobile