CBF mira produto com criação de Supercopa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o calendário para 2020 do futebol. E, nele, a entidade embutiu uma novidade: a criação da Supercopa do Brasil, partida de abertura oficial da temporada com a realização de um jogo entre o campeão da Copa do Brasil e o campeão do Brasileirão.

Contudo, mais do que criar uma partida oficial para abrir a temporada do futebol, a entidade planeja apresentar um novo produto ao mercado, atraindo patrocínio e criando uma semana de ativações na cidade que for abrigar o jogo festivo.

“Fizemos um alinhamento daquilo que existe em mercados mais maduros do futebol, como Inglaterra e Alemanha. A ideia é que os clubes concluam sua pré-temporada durante a semana que antecede o jogo, já na cidade-sede da partida. E isso permitirá com que façamos uma série de ativações no local, não apenas no dia do jogo ou no final de semana mas durante toda a semana”, explicou Manoel Flores, diretor de competições da CBF, em entrevista à Máquina do Esporte.

Foto: Reprodução / CBF

O plano comercial para o lançamento da Supercopa do Brasil já foi montado pela entidade. Gilberto Ratto, diretor de marketing, está à frente da comercialização. O executivo disse à reportagem que a ideia é ampliar o projeto com o tempo. Segundo ele, a princípio, não existe o interesse em terceirizar a comercialização das propriedades, como acontece na Copa do Brasil com a Klefer, ou no Brasileirão, em que a venda de placas de publicidade é feita pela SportPromotion.

“É um projeto todo idealizado e desenvolvido pela CBF. Vamos definir em breve a cidade-sede do jogo para, então, formatar de que maneira poderão ser feitas as ativações para as marcas e para os próprios clubes. Vamos começar de forma mais devagar nesse primeiro ano e ir desenvolvendo o produto”, disse Ratto.

O Athletico Paranaense, campeão da Copa do Brasil, já está definido como um dos times em campo. Resta saber quem será o campeão brasileiro. A entidade também negocia a venda dos direitos de transmissão da partida festiva. A ideia é buscar no mercado emissoras interessadas não só em mostrar o jogo mas também em promover o conceito de abertura da temporada.

A Supercopa do Brasil está marcada para o dia 19 de janeiro de 2020, um domingo. Na terça-feira seguinte, dia 21, o período de pré-temporada do calendário está oficialmente encerrado. Os campeonatos estaduais começam a ser jogados a partir do dia seguinte e vão perdurar até o final de abril. De maio a dezembro, serão disputadas as Séries A, B, C e D do Brasileirão. E a Copa do Brasil irá de fevereiro a setembro.

Sair da versão mobile