CBF TV alcança 9 milhões com transmissão de futebol feminino

Durante o último ano, alguns clubes e entidades passaram a valorizar as transmissões online, especialmente para os torneios e eventos que não têm a maior atenção da mídia tradicional. Até então, os números ainda eram tímidos, mas a CBF divulgou na última semana que o potencial da ferramenta tende a ter virtuoso crescimento.

E entidade levantou a audiência que obteve com um torneio de futebol feminino, o Torneio Internacional de Manaus. A CBF TV exibiu os quatro jogos da seleção brasileira e, com as transmissões, chegou a uma audiência total de 2 milhões de pessoas.

O número já é significativo por si só e ainda ganha relevância caso seja considerado a pouca importância do torneio. Além do título da seleção brasileira, os jogos ganharam mais destaque apenas por terem marcados as últimas aparições da jogadora Formiga com a camisa do time nacional. 

Os números de audiência, além disso, se multiplicam quando o alcance do Facebook é levado em conta. Foram 75 mil curtidas, 7 mil compartilhamentos e aproximadamente 40 mil comentários durante a exibição dos jogos. Com esses números, a seleção brasileira de futebol feminino chegou diretamente a 9 milhões de pessoas por meio da rede social.

Um dos problemas do futebol feminino é o baixo alcance das partidas, mesmo com o interesse em crescimento. Segundo levantamento do Ibope Repucom, o anseio de internautas pela modalidade teve crescimento de 50% após o Rio 2016, crescimento maior do que qualquer outro esporte olímpico. Na pesquisa da instituição, a resposta por “interessado” ou “muito interessado” em relação ao futebol feminino saltou de 34% em abril de 2016 para 51% em setembro de 2016.

Os números obtidos pela CBF são próximos do que conseguiu o São Paulo com jogos de futebol de base. No segundo semestre, o time apostou na ferramenta e conseguiu audiência de 3 milhões de pessoas, com alcance de 13 milhões pelo Facebook. Ao todo, foram sete partidas transmitidas pelo clube.

A vantagem da CBF é a quantidade de seguidores no Facebook: são 11 milhões, quase o dobro do São Paulo. Logo, a divulgação das partidas consegue chegar a mais pessoas. Além disso, a entidade já faz transmissões online há dois anos. Em 2015, o YouTube era usado. Hoje, a confederação usa o Facebook para exibir as partidas.

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