De novo, CBHb terá tempo curto para monetizar torneio na praia

No último mês, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) definiu com o governo do Pernambuco e com a prefeitura de Recife a realização do Mundial de Handebol na Praia na cidade. Garantida a cidade-sede, a entidade iniciou a captação de patrocínios para o torneio, em um movimento que lembra o realizado em 2011 no Mundial de Handebol Feminino em São Paulo.

A grande questão é o tempo curto, ainda que, diferentemente do Mundial, o handebol na praia não esteja fora do cronograma. O direito de comercialização ficou com a entidade, que precisava do apoio estatal para acertar uma cidade-sede. Com isso definido, partiu-se para a busca de empresas. O torneio, no entanto, tem início em julho, logo após a Copa do Mundo.

Até agora, não houve tem nenhum negócio encaminhado para o Mundial na praia. Nesta semana, as novidades ficaram por conta do principal torneio de clubes no país. A CBHb anunciou o BB Consórcios para a Liga Nacional e deve fechar com o próprio Banco do Brasil para o torneio. A empresa, no entanto, não é uma novidade no portfólio da entidade, que a mantém com patrocinadora oficial.

No caso do Mundial, a situação teve uma reviravolta que atrapalhou os planos da CBHb. No meio de 2011, a Federação Internacional de Handebol (IHF) exigiu a mudança de sede. O torneio aconteceria em Santa Catarina, mas entendeu-se que o estado não teria estruturas para recebê-lo.

Transferido para São Paulo, a CBHb teve que alterar o modelo de negócio, conseguir aprovação da IFH e, só então, iniciar a venda propriedades comerciais. Esse processo aconteceu em cinco meses, mas não foi suficiente para levar uma grande marca ao evento. No fim, com pouca verba de divulgação, até a presença de público foi uma dificuldade.

Agora, o torneio é menor, logo os custos também são. Por outro lado, se o handebol já sofre com falta de visibilidade, sua versão na praia não deve chamar grande atenção. O Mundial Feminino em São Paulo, por exemplo, teve transmissão do Esporte Interativo. A emissora anunciou na época que teve audiência acumulada de 12 milhões com o torneio. Um sucesso para a categoria.

Deste então, todo o marketing e o comercial da CBHb foi reformado. A grande questão foi justamente o desgaste pós-Mundial feminino. Há dois anos, a entidade fechou com a agência GA Negócios do Esporte, que faz a prospecção de novos parceiros, além da comunicação da confederação.

O Mundial de Handebol de Areia será disputado por 24 seleções, entre os dias 22 e 27 de julho. Serão realizadas partidas do masculino e do feminino. Na última edição, realizada no Omã, o Brasil levou o título nas duas categorias. 

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