A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) anunciou na última semana o vencedor da enquete que escolheu o novo símbolo do rúgbi brasileiro: o Tupi. O desenho fará a sua estreia oficial no próximo fim de semana, no Campeonato Sul-Americano de Rugby Sevens, com a exposição em placas de campo. Ainda asism, seu uso para além disso ainda não foi definido.
O diretor de marketing da CBRu, Carlos Eduardo Davoli, afirmou à Máquina do Esporte que a nova marca ajudará na identificação do esporte, mas que ainda não há um plano para a sua ativação. “Não sabemos ainda exatamente como ele será utilizado. Devemos definir isso depois do Sul-Americanou”, admitiu.
No torneio do próximo fim de semana, a imagem do índio tupi será exposta durante as partidas. A tendência é que ela seja incorporada aos uniformes das equipes brasileiras, além de estampar produtos licenciados da CBRu.
Na enquete que teve 10 mil votos, o Tupi obteve quase 50% da preferência. Ficaram para trás a Sucuri e a Arara. A ideia é representar a força do país com uma imagem característica. Apelidos que identificam a equipe são comuns em outros times, casos de All Black na Nova Zel”ndia e de Pumas na Argentina, por exemplo.
A CBRu apresentou o Tupi como uma imagem que traz “virtude, força, coragem, respeito e humildade”. A ideia era fazer das seleções nacionais uma “tribo de guerreiros”. Seu desenho foi feito por Gesner Filoso, e a campanha foi desenvolvida pela agência Shark&Lion.