Centauro fecha com Barcelona por exclusividade de produtos

A Centauro fechou um contrato exclusivo com o Barcelona para produzir e comercializar produtos licenciados do time catalão. Junto com os materiais da Nike, a rede brasileira poderá funcionar na prática como loja oficial do time no país, inclusive com a chancela de “parceira oficial” da equipe.

Para a empresa, a licença garantirá direitos sobre uma das equipes que mais vendem nas lojas da Centauro. Precisamente, a terceira com mais apelo. Na rede, apenas Corinthians e Flamengo conseguem gerar mais vendas que a equipe catalã. Entre todas as agremiações estrangeiras de futebol, os espanhóis são responsáveis por 33% das comercializações.

O diretor de futebol da Centauro, Diego Freitas, explicou à Máquina do Esporte como funcionará na prática a parceria. “Fazemos o desenvolvimento da coleção e, então, ela passa pela validação do Barcelona, com os ajustes do clube. Para produzir, teremos fornecedores homologados, para que se mantenha o controle de qualidade dos produtos”, afirmou.

Com o acordo, a Centauro assume um papel que era desempenhado pela C&A até este mês. A empresa tinha os direitos de comercializar produtos licenciados do time, com a diferença que não havia a comercialização dos artigos da Nike.

Unidos licenciados próprios e da fornecedora de material esportivo, a Centauro deverá fazer um canto das lojas focado no time espanhol, como se fosse de fato uma loja oficial do Barcelona. Além disso, para promover a parceria, haverá campanhas publicitárias e até a contratação de jogador para ser o embaixador da iniciativa. O nome ainda não foi revelado.

Por outro lado, a Centauro poderá ganhar um problema nos próximos dias: a saída de Neymar para o Paris Saint-Germain. Caso a transação seja concretizada, um pilar significativo do apelo do Barcelona ao público brasileiro acabaria. Mas a situação não chega a preocupar os executivos da rede.

“Se falar que Neymar não influencia nas vendas, estaria mentindo. Mas em um horizonte mais longo, o Barcelona é mais forte que seus jogadores”, cravou Freitas, que também lembrou a força de venda do argentino Lionel Messi. 

O próximo passo da Centauro agora é replicar o mesmo modelo de negócios a outros clubes europeus. Com mais apelo, o Barcelona foi o primeiro, mas o plano é ter um grupo de equipes parceiras das lojas de artigos esportivos.

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