O atacante Wayne Rooney, do Manchester United, vai ser barrado em mais uma campanha de patrocinadores. Depois de a Coca-Cola ter vetado o uso da imagem do jogador, a cerveja Tiger resolveu tirá-lo de seu projeto de comunicação.
As duas decisões estratégicas das empresas são decorrências de um esc”ndalo envolvendo a vida pessoal de Rooney. O atacante se envolveu em um caso extraconjugal com uma garota de programa no período em que a esposa dele estava grávida. A traição foi revelada à imprensa brit”nica pela própria prostituta.
Depois disso, EA Sports, Nike e Coca-Cola, três dos patrocinadores de Ronney, saíram em defesa do atacante. Contudo, a fabricante de refrigerantes tirou o atacante de sua nova campanha no Reino Unido – o rosto do atacante seria estampado em latas e garrafas.
A situação da Tiger é ainda pior porque a campanha já estava no ar. Rooney é o protagonista de um comercial da cerveja, lançado em abril, no qual usa habilidades com a bola nos pés para ganhar a última garrafa de cerveja disponível em um bar.
Em comunicado oficial, a cervejaria anunciou que tirará o comercial do ar e interromperá a campanha focada em Rooney. A empresa não informou se há chance de o material ser retomado quando a repercussão do assunto diminuir.
A Tiger desembolsa 300 mil libras (R$ 800 mil) por ano para patrocinar Rooney. O valor é a metade do montante acertado entre o jogador e a Coca-Cola a cada temporada.