Chefe de construção de Sochi-2014 renuncia

A corporação estatal Olympstroy, responsável pelas obras de preparação de Sochi para receber os Jogos Olímpicos de inverno em 2014, confirmou por meio de comunicado à imprensa russa que seu chefe, Taimuraz Bolloyev, renunciou ao cargo. Isso aconteceu faltando somente duas semanas para o início dos primeiros testes do evento. O sucessor já foi anunciado: Sergey Gaplikov.

O vice-primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Kozak, afirmou que a saída de Bolloyev não afetará a execução do projeto olímpico e que não foi por motivos de corrupção – a razão para a saída, contudo, não foi explicada.

“Não houve fatos apresentados sobre abuso ou corrupção na Olympstroy ou qualquer outra autoridade do grupo, apesar de um exame minucioso de diferentes organismos”, afirmou Kozak. “O serviço de segurança da Olympstroy revelou algumas violações e transmitiu isso aos órgãos de aplicação da lei. Contudo, esses casos nada têm a ver com corrupção”, reiterou o vice-primeiro-ministro russo.

O primeiro teste para os Jogos Olímpicos será a realização das corridas de esqui alpino, que acontecerão entre os dias 15 e18 e de 22 a 26 de fevereiro, nas montanhas Krasnaya Polyana.

O jornal russo “Vedomosti” informou que a Rússia gastará U$ 2 bilhões em medidas de segurança para os Jogos Olímpicos de inverno de 2014. Esse valor representa o dobro do investimento dos Jogos de Vancouver-2010 com essa área.

Sair da versão mobile