Chile propõe tirar dos EUA sede de Copa América do Centenário

Seleção brasileira comemora gol contra o Paraguai na Copa América-2015

Segundo o jornal chileno La Tercera, a Copa América do Centenário, marcada para 2016, nos Estados Unidos, pode ter sua sede alterada para o Chile. O torneio festivo comemora os cem anos da principal competição de seleções da América.

Segundo a publicação, alguns membros da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) temem viajar para os EUA, onde há investigações envolvendo corrupção na Fifa. Outro entrave seria o fato de várias cidades terem deixado de ter interesse no evento, após a crise de imagem do futebol.

O Chile, que abrigou a Copa América deste ano, fez proposta para organizar a competição. A federação local teria, inclusive, três propostas de disputa do torneio. Se forem mantidas 16 seleções (10 sul-americanas e 6 da Concacaf, a Confederação das Américas do Norte, Central e do Caribe), a ideia é que a fase inicial seja disputada também na Argentina, Uruguai e Peru.

Se o número de participantes cair para 12, o Peru deixaria de ser sede. Caso só tenha 10 times, o campeonato seria disputado integralmente em solo chileno. Nesta semana, Sergio Jadue, presidente da federação chilena, irá apresentar a proposta à Conmebol. O Uruguai já anunciou apoio à ideia.

Procurada, a Traffic, que é uma das gestoras comerciais do torneio, afirmou que não há nenhuma informação sobre mudança de sede da competição. 

Sair da versão mobile