Cielo e Pereira recompensam Correios no Pan-2011

Cielo (à dir.) e Pereira levaram Correios a topo de quadro de medalhas - Crédito Jefferson Bernardes / VIPCOMM

Cielo (à dir.) e Pereira levaram Correios a topo de quadro de medalhas – Crédito Jefferson Bernardes / VIPCOMM

Que diferença fizeram Thiago Pereira e Cesar Cielo para a delegação brasileira que esteve no México para disputar o Panamericano de Guadalajara? Sem as seis medalhas de ouro conquistadas pela dupla em provas individuais, o Brasil perderia a terceira colocação para o México, então quem deve comemorar é o Correios.

A empresa brasileira é parceira das confederações de tênis e desportos aquáticos, mas decidiu fechar aportes individuais a cada um dos nadadores. Pereira, maior medalhista do país em solo mexicano, conseguiu quatro ouros e um bronze, enquanto Cielo levou outros dois ouros, sem considerar provas coletivas nas quais participaram.

Desse modo, no quadro de medalhas relativo a patrocínios pessoais, o Correios volta como companhia que obteve os melhores resultados. O ranking desenvolvido pela Máquina do Esporte, nesse caso, considera apenas as medalhas conquistadas individualmente por atletas que possuem aportes paralelos aos das confederações.

A Embratel, patrocinadora de Cielo e do judoca Tiago Camilo, conseguiu a segunda colocação, ao levar três ouros. O resultado com os dois esportistas é superior ao obtido pelo Pão de Açúcar, que enviou ao México nove atletas patrocinados, mas ficou abaixo no quadro de medalhas por ter amealhado dois ouros, duas pratas e um bronze.

A rede de supermercados, na verdade, premia atletas que disputam competições como o Pan. A companhia afirma já ter distribuído mais de R$ 800 mil em prêmios por desempenho desde 2003, quando criou sistema de pontos. Em Guadalajara, Marílson dos Santos (atletismo) e Reinaldo Colucci (triatlo) levaram ouros para o Pão de Açúcar.

O desempenho de Cielo nas piscinas mexicanas também fez com que os outros patrocinadores pessoais dele – Avanço, Gatorade e Chiesi – dividam a quarta colocação no ranking da Máquina do Esporte. A Petrobras completa a lista dos cinco primeiros, com um ouro, uma prata e dois bronzes, conquistados por atletas patrocinados.

O quadro de medalhas ainda é composto por, na ordem de classificação, BMF&Bovespa, AlphaGraphics, Nestlé, Osklen, Mormaii, Restaurante Boom, Eletric, Randon, Banrisul, Ulbra, Sesi, Oakley, Scott, Zipp, Comissão de Desportos do Exército, Mackenzie e Sicoob.

Leia mais:

No Pan-2011, Arena vence entre parceiros de atletas

Sair da versão mobile