A Liga Nacional de Basquete (LNB) realizou na última quinta-feira (1º) reunião para definir quais serão os participantes do próximo Novo Basquete Brasil (NBB), com início previsto para 18 de novembro. Entre as 17 postulantes à participação no torneio, cinco não conseguiram apresentar condições financeiras e técnicas à liga.
Londrina, Vitória, Vila Velha, Araraquara e Tijuca Tênis Clube são os cinco clubes que ainda não conseguiram patrocínios suficientes. Todos essas agremiações terão mais duas semanas para obterem investidores, pois haverá nova reunião da LNB em 15 de setembro, essa com caráter definitivo.
Entre os indefinidos, Vitória, Vila Velha e Araraquara participaram da terceira edição do NBB. Nenhum dos três, entretanto, conseguiu manter todos os patrocinadores que estiveram presentes no último Nacional, tampouco substitui-los por novos.
As situações de Londrina e Tijuca são um pouco diferentes. O primeiro está de licença da liga, após ter disputado a temporada 2009/2010, e deve migrar para Curitiba para conseguir investidores. Há um grupo de empresas, apoiado pela prefeitura da capital paranense, interessado em bancar as despesas da equipe de basquete.
O time carioca, por fim, está tentando participar do NBB pela primeira vez em 2011/2012. O Tijuca venceu a Super Copa Brasil na temporada passada, e portanto conseguiu o direito de pleitear associação à LNB, mas ainda precisa comprovar que tem condições financeiras para tal.
À Máquina do Esporte, dirigente do clube carioca revelou que há dois patrocínios muito próximos de serem fechados, mas eles serão mantidos em sigilo até a assinatura dos contratos. Outra fonte antecipou que um deles é o supermercado Zona Sul, com atuação voltada para a cidade do Rio de Janeiro.
A ponto positivo da reunião da última quinta foi a confirmação da Liga Sorocabana, outra que conquistou o direito de entrar na liga apenas na última temporada, como o Tijuca, para a próxima versão do Nacional. O clube do interior de São Paulo garantiu a participação ao apresentar estrutura financeira para arcar com os custos gerados pelo campeonato.