Cingapura quer tirar ATP Finals de Londres em 2021

Cingapura pode ser a próxima parada do Nitto ATP Finals, badalado torneio da ATP que reúne os oito melhores tenistas do ano na última competição da temporada do tênis mundial. O país asiático está disposto a substituir Londres como sede do torneio em 2021, já que o contrato da capital britânica vai terminar em 2020.

Cingapura deve propor nos próximos dias que o Singapore Sports Hub, localizado em Kallang, seja a casa do ATP Finals no lugar da O2 Arena nos próximos dias. O complexo possui um estádio para 55 mil espectadores, um ginásio para 12 mil pessoas e ainda um menor, com 3 mil lugares, além de dois centros aquáticos.

O local recebeu o WTA Finals, que reúne as oito melhores tenistas do ano, nos últimos cinco anos. Dessa forma, o país acredita que já tem infraestrutura e experiência suficientes para abrigar os melhores tenistas do mundo a partir de 2021.

O2 Arena, em Londres, recebe ATP Finals desde 2009. Foto: Reprodução / Twitter (@ATPWorldTour)

Vale lembrar que, a partir do ano que vem, o WTA Finals se mudará para Shenzhen, na China, por razões econômicas. Os chineses ofereceram uma premiação total de US$ 14 milhões para o torneio, quase o dobro do que foi oferecido este ano por Cingapura.

O interesse do país em ser anfitrião do torneio masculino se dá, principalmente, porque Cingapura quer manter a aposta no tênis, que deu resultado em termos de público nos últimos cinco anos. Além disso, o turismo do país na semana em que a competição é disputada também aumentou em todos os anos, e o país não quer desperdiçar essa possibilidade de sucesso.

“É parte de nossos esforços contínuos encontrar eventos de classe mundial adequados e que possam inspirar o prazer do esporte aqui e aumentar nossa vitalidade e atratividade como destino esportivo e de estilo de vida”, afirmou o governo do país, em comunicado.

Pelo lado da ATP, a organização nunca escondeu que a Ásia é uma região estratégica. No entanto, já informou que Cingapura concorre com pelo menos outras 30 cidades de diferentes países para substituir Londres. A lista oficial de candidatas será divulgada oficialmente no dia 14 de dezembro.

“A popularidade e o tamanho do torneio atingiram níveis sem precedentes em Londres, o que acabou atraindo grande interesse de diversas candidatas a cidades-sede ao longo dos anos”, disse o presidente-executivo da ATP, Chris Kermode.

Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos, mais de 2,5 milhões de pessoas passaram, ao todo, pela O2 Arena durante a semana de disputa. Apenas este ano, o ATP Finals levou mais de 243 mil espectadores ao estádio.

Esta é a segunda tentativa de Cingapura para conseguir um torneio de peso da elite do tênis masculino mundial. O país já ofereceu € 50 milhões para receber a nova Copa Davis, mas não obteve êxito.

Sair da versão mobile