Claro e Embratel levam neto de Fittipaldi à F4

Com Claro e Embratel, Pietro tem sua 1ª chance nas pistas europeias - Crédito Divulgação

Com Claro e Embratel, Pietro tem sua 1ª chance nas pistas europeias – Crédito Divulgação

Na última quarta, um piloto com sobrenome de tradição no automobilismo brasileiro foi apresentado como novo patrocinado das empresas de telecomunicações Embratel e da Claro, ambas parte do grupo Telmex. Mas não foi Bruno Senna e nem Nelsinho Piquet o anunciado, e sim Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão da Fórmula 1, Émerson Fittipaldi.

Nascido em Miami, nos EUA, Pietro, de 16 anos, pilota desde os cinco e em 2011 sagrou-se campeão da Nascar, na categoria Limited Late Models. Com o apoio das duas novas patrocinadoras, o jovem passará a integrar o programa de pilotos da Telmex e migrará para os carros de fórmula da Europa, disputando duas novas categorias neste ano: a Fórmula 4 e a Fórmula Renault inglesas. Em troca, o piloto terá as marcas estampadas em seu macacão, equipamento e carro.

Mantido há 12 anos pelo conglomerado, o programa de pilotos da Telmex conta com a supervisão de Jimmy Moralez, ex-piloto da Fórmula 1, e já revelou nomes como os mexicanos Sérgio Pérez e Esteban Gutiérrez, que atualmente correm por McLaren e Sauber na Fórmula 1.

Avô de Pietro, Émerson Fittipaldi participou do anúncio e falou do novo rumo da carreira do neto: “Tenho um grande respeito pela Nascar, que é uma categoria espetacular, tem pilotos excelentes, mas ela é muito regional, americana. E claro que fórmula é mundial. Eu achava que era um desperdício de oportunidade se o Pietro não testasse a fórmula, para ver como ele se sente. Ele tem liberdade total de, se quiser, voltar para a Nascar. O objetivo dele agora é a fórmula, mas a decisão vai ser sempre do Pietro, não tem pressão nenhuma nem da família ou patrocinadores. É um contrato é de longo prazo, pelo qual, se ele quiser, tem a chance também de voltar para a Nascar”.

“O Pietro é jovem e arrojado, e esses atributos têm grande afinidade com a nossa personalidade como marca. Além disso, o automobilismo remete à velocidade, tecnologia e inovação, características essenciais do nosso negócio e que fazem parte do DNA da Claro”, disse Carlos Zenteno, presidente da Claro Brasil.

A estreia oficial de Pietro na Europa será no final de semana dos dias 13 e 14 de abril, pela Fórmula Renault, no circuito de Donington Park.

Sair da versão mobile