Flamengo e Corinthians fizeram, no último domingo, o chamado “Clássico do Povo”, o encontro entre as duas maiores torcidas do país. O apelo, no entanto, não foi suficiente para aumentar a audiência do Campeonato Brasileiro. O jogo repetiu o Ibope do fim de semana anterior.
Com 22 pontos de média, a partida teve a mesma audiência de Corinthians x Goiás, há uma semana. Um exemplo do quanto o adversário e a qualidade da partida influem pouco no resultado do Ibope, desde que não envolva um clássico local.
A única diferença entre as duas partidas foi o quanto a Globo alcançou. No último domingo, a emissora ficou com 17 pontos, e a Bandeirantes com cinco. No fim de semana anterior, o canal carioca ficou com um ponto a mais, e a paulista com um ponto a menos.
Em campo, as diferenças foram mais significativas. Além de um rival tradicional, o Flamengo, o resultado foi mais atrativo para o público de São Paulo; o Corinthians goleou a equipe carioca. Contra o Goiás, o placar não saiu do zero.
No Rio de Janeiro, a partida transmitida foi Atlético Paraense e Fluminense. Mesmo com a vitória dos cariocas, que deixou a equipe na vice-liderança, o Ibope foi baixo. Foram apenas 16 pontos de média, com 14 para a Globo.
Cada ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios sintonizados em São Paulo e 42.292 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.