A ABCDE (Associação Brasileira de Clubes De eSports), que reúne as principais agremiações de esportes eletrônicos do país, fechou o primeiro acordo após seu lançamento oficial, realizado no fim de agosto.
A Brasil Game Show (BGS), maior feira de games da América Latina, remunerou quatro equipes (CNB eSports, paiN Gaming, Brave eSports e Team oNe) pela disputa da Brasil Game Cup de Counter Strike, que ocorreu na primeira semana de setembro.
O torneio foi exibido através do canal Esporte Interativo e, portanto, os clubes receberam, de forma inédita, pelos direitos de transmissão.
A ABCDE, que funciona como espécie de Clube dos 13 dos esportes eletrônicos, já tem nove clubes filiados e visa negociações de interesse geral de forma conjunta. No caso da negociação com a BGS, a Team oNe era a única equipe não-filiada à associação, mas também foi contemplada.
Além de conversas com patrocinadores globais, a ABCDE negocia com Globo, ESPN e Fox Sports para a transmissão de futuros torneios, que se tornaram uma grande febre entre os jovens brasileiros, de 13 a 25 anos. Atualmente, segundo a entidade, são 61 milhões de jogadores no país.
Em julho, o SporTV transmitiu ao vivo a final do Campeonato Brasileiro de League of Legends e teve audiência de 1,4 milhão de pessoas. O total de telespectadores chegou a 2,1 milhões, considerando as transmissões pela internet.