Esta semana, dois clubes do interior de São Paulo mostraram uma alternativa de sobrevivência no futebol com o orçamento apertado: produtos licenciados. Dois “quinzes” do Estado, o XV de Piracicaba e o XV de Jaú, resolveram divulgar novas possibilidades de compra para os seus torcedores.
A equipe de Piracicaba, que disputará a Copa Paulista, resolveu fazer um desfile público para apresentar suas novas vestimentas. Em um shopping da cidade, modelos de camisa de viagem, agasalho e modelos feminino e infantil serão exibidas dentro das Lojas Americanas, nesta sexta-feira.
A campanha faz parte do anúncio do novo fornecedor de uniforme, a Super Bolla, que fechou um contrato de três anos com a equipe. O contrato inaugurou a divisão de licenciamento de merchandising do XV de Piracicaba, focada em levantar uma nova receita ao clube, só com royalties de produtos oficiais.
Em Jaú, a situação do time é mais complicada. O clube não conseguiu receita para disputar a Série B1 do Campeonato Paulista. Para mudar a situação, apostou em uma agência local para reestruturar o marketing da equipe.
Um novo site foi criado para funcionar como plataforma de comércio eletrônico. Produtos como camisas, moletons, canecas e até uniforme retrô foram produzidas para serem vendidas aos torcedores do clube. Com a verba a ser levantada, a direção do clube espera voltar ao torneio paulista já em 2016.