O dia dos namorados (São Valentim), que na Espanha é comemorado no próximo sábado, já serve para uma série de ativações das principais equipes espanholas.
O Barcelona resolveu fazer promoção para as próximas três partidas da equipe no Campeonato Espanhol. As entradas para os jogos contra o Levante (no próximo domingo), Málaga (dia 21) e Rayo Vallecano (8 de março) terão preços promocionais, que variam de € 23 a € 29.
Além disso, o clube também dará descontos no Camp Nou Experience, que consiste em um tour pelo estádio e museu do clube. Os cem primeiros casais que comprarem entradas para a visita ganham desconto de 50% no ingresso. As vendas são feitas na bilheteria ou pela internet.
Já o Atlético de Madrid copiou ideia das ligas americanas e utilizou a câmera do beijo durante o clássico contra o Real Madrid, no último fim de semana, no estádio Vicente Calderón.
A câmera focaliza um casal, que tem que se beijar. A imagem é exibida no telão do estádio. Cada beijo era avaliado por um júri postado no campo, que dava notas. Os casais também tinham que mostrar seu amor pelo time colchonero.
A brincadeira aconteceu durante o intervalo de jogo. Os primeiros casais deram beijos tímidos. Uma garota se recusou a beijar o namorado, diante de um público de 40 mil pessoas. Duas crianças se beijaram nas bochechas. O casal vencedor deu um beijo mais efusivo, acompanhado de outro, da garota no cachecol do Atlético de Madrid.
Os vencedores foram aplaudidos pela torcida em uma iniciativa que serviu para apimentar o jogo e esquentar um pouco as baixas temperaturas do inverno espanhol.
A ideia da câmera do beijo surgiu nos anos 80, em jogo da MLB (liga de beisebol) na Califórnia. A iniciativa foi rapidamente copiada pelas ligas de basquete e hóquei de Estados Unidos e Canadá.