Clubes ingleses rejeitam oferta de mais de R$ 600 mi de Guinness por Premier League

Manchester City festeja título da Barclays Premier League

Os clubes da primeira divisão da Inglaterra rejeitaram oferta da fábrica de cervejas Guinness, que está interessada em ser dona do title sponsor da Premier League. De acordo com o diário Daily Mail, a empresa irlandesa ofereceu £ 135 milhões (R$ 613,5 milhões) por três anos de contrato  (R$ 204,5 milhões por temporada) para substituir a Barclays e dar nome ao Campeonato Inglês.

O valor corresponde a um aumento de apenas 11,1% ou £ 5 milhões (R$ 22,7 milhões) por ano em relação ao que a instituição financeira desembolsa hoje. A Barclays já anunciou que não irá renovar o contrato, que será encerrado no ano que vem, após 15 anos de parceria.

Outro motivo que pesou na decisão de rejeitar a oferta da Diageo, detentora da marca Guinness, foi o fato de vários clubes manterem acordos com outras cervejarias.

As equipes da elite do futebol inglês renunciaram à oferta da Guinness no mesmo momento em que atingiram novos níveis em seu contrato de TV, que irá render £ 5,14 bilhões aos clubes entre as temporadas 2016-2017 a 2018-2019. Com esse acerto, as emissoras irão pagar em média £ 10,2 milhões por jogo, um aumento de 70% em relação à última temporada. No acordo atual, cada partida vale £ 6,53 milhões.

Como trunfo para conseguir um valor mais alto para os direitos de nome do torneio, os clubes ingleses têm, além dos novos valores do contrato doméstico de TV, o fato de a competição hoje possuir uma audiência global, com transmissão para 175 países do mundo, atingindo 650 milhões de residências. 

Sair da versão mobile