Clubes usam redes sociais para se manter ativos na Copa do Mundo

Em meio a Copa do Mundo no Brasil, fica difícil para os clubes brasileiros – que não estão de férias – terem atenção de seus torcedores. Para que isso aconteça, a grande aposta tem sido nas redes sociais. O maior exemplo disso é o Santos, que usou seu canal no Youtube para fazer uma série com ex-jogadores do time que jogaram pela seleção brasileira.

Chamada de SeleSantos, a série mostra entrevistas com jogadores como Pelé, Coutinho e Serginho Chulapa, que contam histórias de bastidores da Copa do Mundo. Além disso, o clube também aproveitou a estadia do México e da Costa Rica na cidade paulista para gravar vídeos com as seleções. “É um modo de buscarmos espaço durante a Copa do Mundo”, justificou Fernando Montanha, gerente de marketing santista.

A página de vídeo do time santista é motivo de orgulho para a comunicação do clube. No início da era Neymar, o canal se popularizou. Na época, com patrocínio da Netshoes, a diretoria do time pôde comprar uma série de equipamentos e profissionalizou as produções de vídeo, como acontece até hoje. Agora, o objetivo é voltar a ter suporte exclusivo para a rede social, que tem 220 mil seguidores atualmente.

Sem tanto investimento, outros clubes brasileiros têm apostado em usar a Copa em suas comunicações, principalmente aqueles com estádio no Mundial. Pelo Twitter, o Corinthians tem abusado de provocações. Na abertura, chegou a perguntar pela programação nas outras arenas paulistas. Ainda que pouco amistosa, a medida conseguiu a repercussão de veículos esportivos de São Paulo.

Já o Internacional tem usado o Facebook para incentivar o uso da camisa colorada nas partidas do estádio Beira-Rio, com campanha “Orgulho de ser colorado”. O Atlético Paranaense foi mais discreto, mas também tem enaltecido as partidas na Arena da Baixada. Nesta semana, fez até infográficos com as seleções do Irã e da Nigéria, que duelaram no local.

A estratégia não é exclusividade brasileira. O Real Madrid, por exemplo, tem feito uma série de infográficos no Facebook com duelos da Copa do Mundo. O foco é sempre nos jogadores do time que estarão em campo. Esta semana, Portugal e Alemanha foram representados por Khedira e Cristiano Ronaldo.

Sair da versão mobile