A Coca-Cola participará da construção dos assentos do estádio do Maracanã, em reforma para a Copa do Mundo de 2014. A empresa anunciou uma campanha para a doação que garrafas PET que serão usadas no revestimento das cadeiras.
As garrafas estarão presentes em 6.773 assentos. O projeto de sustentabilidade na área esportiva tem parceria com o Governo do Rio de Janeiro, o Consórcio Maracanã Rio 2014 e a Giroflex-Forma, empresa responsável pela construção das peças.
A campanha vai de acordo com um dos três legados da Coca-Cola para a Copa do Mundo: engajar a população no tema de reciclagem no Brasil.
“A Coca-Cola é referência mundial em sustentabilidade e reciclagem e acredita que sempre é possível inovar. A Copa do Mundo da Fifa é uma grande oportunidade de massificar ainda mais a cultura da reciclagem. Este é um dos legados que pretendemos deixar para o Brasil”, declarou Victor Bicca Neto, diretor de assuntos governamentais, comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo de 2014.
“O novo Maracanã terá certificado Leed com redução do consumo de água em 30% e de energia elétrica em 8%. Portanto, os assentos feitos com material reciclado vêm ao encontro desta visão de sustentabilidade que pautou desde o início as obras que estão tornando o Maracanã um dos estádios mais modernos do mundo. E entre os legados da Copa do Mundo está também esta mudança de cultura e comportamento, com a valorização do meio ambiente, que avança no sentido de tornar o mundo melhor”, comentou Marcia Lins, secretária estadual de Esportes e Lazer.
“A reciclagem de materiais e foco em inovar são temas essenciais para a Giroflex-Forma e nos colocam na vanguarda de nossa indústria. Com a fabricação de assentos com PET reciclado vamos além dos par”metros de sustentabilidade até agora adotados pelas grandes arenas esportivas do mundo. Temos certeza que a inovação destes cerca de 7 mil assentos de PET reciclado do Maracanã será referência mundial”, disse Linaldo Vilar, diretor da Giroflex-Forma.
A campanha será promovida, a partir do dia 15 de novembro, por meio de uma campanha com o apresentador Luciano Huck, com a jogadora de futebol Marta e com Tião Santos, líder do movimento dos catadores de materiais recicláveis no Rio de Janeiro. Serão criados cerca de cem postos de coletas de garrafas PET na cidade.
A Coca-Cola é parceira da Fifa desde 1974. No entanto, seu logotipo aparece vinculado a Copas do Mundo desde 1950. Em 2005 a empresa estendeu seu contrato com a entidade até 2022.