Entre os patrocinadores oficiais, a Coca-Cola teve a marca mais associada à Copa das Confederações. O número foi aferido em pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, que tentou medir o grau de lembrança espont”nea de anunciantes entre a população brasileira.
Quando questionados sobre marcas que patrocinaram a Copa das Confederações, os brasileiros citaram Coca-Cola (51%), Itaú (23%) e Adidas (15,9%).
Os resultados, contudo, não foram muito diferentes das marcas mais citadas entre as que não patrocinaram o evento. A TV Globo foi citada por 58% dos interpelados, enquanto o Guaraná Antarctica teve 50% das lembranças.
O estudo ainda dividiu as associações por segmentos. As pessoas citaram mais as bebidas (78%), que foram seguidas por bancos (29%), material esportivo (25%), automóveis (21%), telefonia (19%), alimentos (18%) e cartões de crédito (14%).
“O nosso objetivo é entender as motivações dos consumidores e como trabalhá-las nos diferentes segmentos para que as marcas fujam do lugar comum e criem uma comunicação de impacto”, explicou Leda Kayano, diretora-executivo do Ipsos.
A pesquisa foi realizada em todas as regiões do Brasil, com mil entrevistas ao vivo. As pessoas foram ouvidas entre os dias 17 e 21 de junho.