Coca lidera ranking de aportes na Espanha

Com patrocínios aos Jogos Olímpicos e à Copa do Mundo, a Coca-Cola é a empresa mais conhecida na Espanha entre as que investem no esporte. Esse foi o resultado de um estudo feito pela agência de marketing IMG no país ? o levantamento não considerou marcas de material esportivo. Apesar de não patrocinar nenhum clube e de não usar a imagem de atletas renomados em suas campanhas publicitárias, a Coca-Cola foi a marca mais citada pelos 300 entrevistados quando eles foram questionados sobre uma empresa que investe no esporte, com 21,4% das menções. Além da Copa e das Olimpíadas, internamente a fabricante de bebidas patrocina uma média de dez mil eventos por ano e tem contrato de exclusividade para vendas em todos os estádios na primeira divisão do Campeonato Espanhol de futebol. A segunda posição no ranking ficou com o banco Santander, que tem atuação incisiva no automobilismo ? neste ano, vai patrocinar a Ferrari e o piloto espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1. A instituição foi lembrada por 13,5% do público. O levantamento mostrou que o banco BBVA é o terceiro colocado entre os patrocinadores do esporte espanhol. A empresa tem contrato de naming right do Campeonato Espanhol de futebol, e é seguida no ranking por Unicef e Bwin, marcas que aparecem, respectivamente, nas camisas de Barcelona e Real Madrid. Entre os atletas, o mais conhecido do público espanhol é o tenista Rafael Nadal, seguido por Paul Gasol (basquete) e Fernando Alonso. Da edição anterior da pesquisa para a atual, o salto mais contundente nessa categoria foi protagonizado pelo brasileiro Kaká, que trocou o Milan pelo Real Madrid e ascendeu do 26º para o sexto posto.

Sair da versão mobile