COI e Alibaba lançam primeira loja olímpica on-line

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira (17) o lançamento da primeira loja olímpica on-line. A ideia foi colocada em prática em parceria com o grupo Alibaba, patrocinador TOP dos Jogos Olímpicos, que usará o site varejista Tmall, de sua propriedade, para realizar as vendas.

De acordo com o COI, inicialmente, o serviço funcionará apenas na China. A plataforma de e-commerce permitirá aos fãs chineses comprarem produtos oficiais dos Jogos Olímpicos antes que o próximo passo seja dado e seja criada uma plataforma global de comércio eletrônico para as Olimpíadas.

Atualmente, a plataforma já está recheada de produtos com as marcas de Tóquio 2020 (próxima edição dos Jogos de Verão) e Pequim 2022 (próxima edição dos Jogos de Inverno), incluindo peças de vestuário, bótons e outras recordações. Os fãs também poderão comprar mercadorias de edições anteriores dos Jogos, como cartões-postais e pôsteres históricos. Equipamentos esportivos e brinquedos também estão disponíveis, em uma tentativa de atingir um público mais jovem.

Foto: Reprodução / Twitter (@AlibabaGroup)

“O lançamento da primeira loja olímpica no Tmall, do grupo Alibaba, é um marco importante em nossa parceria de longo prazo com o COI. Estamos orgulhosos de alavancar a tecnologia e o ecossistema do Alibaba para oferecer mais oportunidades para os fãs chineses celebrarem a herança dos Jogos e se unirem à empolgação mundial com Tóquio 2020 e Pequim 2022”, afirmou Chris Tung, diretor de marketing do grupo Alibaba.

“Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 serão um momento marcante para a China e todo o Movimento Olímpico. A partir de hoje, esperamos oferecer os mais recentes produtos olímpicos aos fãs chineses por meio da nossa nova loja olímpica na plataforma do Alibaba”, declarou Timo Lumme, diretor executivo de serviços de televisão e marketing do COI.

Vale lembrar que o COI e o grupo Alibaba assinaram uma parceria de 10 anos no início do ano passado com foco na transformação digital dos Jogos Olímpicos. Em setembro deste ano, a parceria esteve envolvida no anúncio de um novo sistema que é uma solução de mídia que opera inteiramente na nuvem, com o objetivo de auxiliar no atendimento às emissoras e na entrega de conteúdo volumétrico nos Jogos Olímpicos.

Além do grupo Alibaba, o COI ainda tem outros 12 parceiros considerados TOP. São eles: Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Dow, General Electric, Intel, Omega, Panasonic, Procter & Gamble, Samsung, Toyota e Visa. A Allianz também já fechou, mas passará a patrocinar os Jogos Olímpicos apenas em 2021, após a edição de Tóquio.

Sair da versão mobile