O Comitê Olímpico Internacional (COI) publicou nesta semana um guia de uso de internet para atletas que forem aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. A entidade incentivou a publicação de mensagens em redes sociais, mas fez um alerta: plataformas digitais não poderão ser usadas pelos esportistas para qualquer tipo de publicidade.
O aviso segue linha adotada nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. A edição chinesa foi a primeira a permitir que atletas usassem blogs, mas vetou ações comerciais nessas mídias. Para o próximo ano, a proibição se estendeu a outras plataformas.
No entanto, o COI incentivou que os atletas usem mídias sociais durante Londres-2012. A instituição quer que os esportistas postem informações sobre suas experiências na competição, até para que a repercussão do evento aumente.
Esses relatos devem ser feitos em primeira pessoa, e não podem ser postados por jornalistas ou assessores de imprensa. Também não poderão ter imagens de jogos ou eventos oficiais relacionados a Londres-2012.
O COI também pediu que os posts sejam de bom gosto e que não contenham vulgaridade. A entidade não especificou, contudo, qual será o par”metro usado para medir esse “bom gosto”.