COI se aproxima de venda de mídia olímpica nos EUA

Postergada em função da crise financeira que assolou o país nos últimos anos, a negociação de direitos de mídia dos Jogos Olímpicos nos Estados Unidos se aproximou de uma definição. O Comitê Olímpico Internacional (COI) tenta vender para o país as edições de 2014 (de inverno, em Sochi) e 2016 (de verão, no Rio de Janeiro).

Na última semana, o COI esteve com representantes das emissoras interessadas nesses direitos para o mercado dos Estados Unidos. Ouviu os projetos de cada uma das empresas e começou a discutir valores dos dois eventos.

A expectativa do COI é que a atual negociação supere os US$ 2 bilhões que a NBC desembolsou em 2003 pelos direitos dos Jogos de 2010 (de inverno, em Vancouver) e 2012 (de verão, em Londres). Na época, a General Electric ainda patrocinou um incremento de US$ 200 milhões na proposta.

Essa expectativa otimista, aliás, é a principal explicação para o COI ter rechaçado negociar os direitos de mídia nos últimos anos. A entidade esperou que a crise econômica dos Estados Unidos se dissipasse a fim de aumentar o valor das ofertas.

A despeito de o foco inicial das conversas estar voltado a 2014 e 2016, o COI não descarta a possibilidade de estabelecer contratos com prazos maiores. “Estamos falando de um mínimo de dois Jogos, mas isso pode mudar se alguém fizer uma boa proposta”, disse Richard Carrion, responsável pelas negociações de mídia do COI, à agência “Associated Press”.

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