Nesta semana, a Inter de Limeira renovou seu patrocínio máster da camisa, uma parceria com a concessionária Ford Báltico. O novo acordo, firmado inicialmente em fevereiro deste ano, irá até o fim da Copa Paulista, em novembro. Com o novo contrato, o time segue em busca de um objetivo recém-traçado: estar na Série A1 do Campeonato Paulista de 2013, ano de seu centenário.
Em 1986, a Inter de Limeira viva o seu auge nos gramados. Ao vencer o Palmeiras no Morumbi, o clube conquistava o único título paulista de sua história. Hoje, a situação está longe da que foi vivida. Na Série A3 do Campeonato Paulista e na Copa Paulista, o clube sofre para ficar com as contas em dia. Mas, desde 2010, ele conta com a agência Marketing-In para reverter a situação.
A empresa chegou com o clube ainda em pior situação, jogando na Série B1 do Campeonato Paulista e com o calendário ocioso no segundo semestre. O que a agência contratada pela nova gestão do clube resolveu fazer foi se reaproximar da população local para criar novas receitas e novas oportunidades com os possíveis patrocinadores.
O caso da Ford Báltico, por exemplo, foi criado após a percepção de que, na atual situação, a visibilidade do clube paulista era praticamente nula. A Inter de Limeira ofereceu, então, o seu estádio, o Limeirão, para que a empresa usasse para fazer um leilão de carros, junto com outras concessionárias da região.
Outra empresa que resolveu apoiar o projeto foi a loja de brinquedos Hi Happy, que comprou a ideia de patrocinar as categorias de base do time. Hoje, a marca faz ações nos jogos do sub-11 e sub-13 da Inter de Limeira. Se o suporte não passa lucros significantes para o clube, pelo menos consegue arcar com a manutenção da categoria de base.
O clube iniciou uma série de ações para que a população passasse a, novamente, acreditar na equipe. As primeiras iniciativas foram básicas, como reformular a mascote e fazer uso da nova figura em ativações pela cidade.
Depois, a Inter de Limeira passou a fazer revista do clube, loja online e, mais recentemente, um programa de sócio-torcedor. Um exemplo destacado pela Marketing-In foi o lançamento da camisa comemorativa de Kita, jogador que fez o gol do título de 1986. “Pela comemoração dos 25 anos da conquista do Campeonato Paulista, fizemos o modelo. Na loja ofical, esgotaram as camisas. E a homenagem nos levou à grande mídia novamente”, comemorou Taymom Bueno, diretor da agência.
O executivo também ressalta o planejamento da atual gestão. “Antes o clube jogava o Campeonato Paulista e depois parava o ano inteiro. Não havia um pensamento em longo prazo”, afirmou.
Esse trabalho pensado para mais de seis meses fez com que as contas do clube engordassem, e o sonho de voltar à Série A1 do Paulista fosse mais claro aos olhos dos moradores de Limeira. Hoje, até a revista oficial do time dá lucro, e o marketing colabora com 40% do orçamento da Inter de Limeira. Além disso, a agência conseguiu valorizar os patrocínios e a marca da equipe.