Com apoio da Babolat, quadra de tênis “invade” igreja em Milão

Foto: Reprodução

Você já imaginou entrar em uma igreja, ir até sua nave central e encontrar uma quadra de tênis? Se isso parecia inimaginável, pode ter certeza de que não é mais. O artista norte-americano Asad Raza foi o responsável por fazer exatamente isso na igreja de San Paolo Converso, erguida no século XVI, em Milão, na Itália.

Na tentativa de explicar a exposição “Untitled (plot for dialogue)” (“Sem Título (argumento para o diálogo), em tradução livre), o artista afirmou que vê o tênis como uma oportunidade para relaxar e meditar, e sugere uma reflexão sobre a necessidade de atividades esportivas ou recreativas em uma sociedade baseada apenas no trabalho.

É por esse motivo que ele instalou uma miniquadra de saibro no centro da igreja, que deixou de ser consagrada em 1808 após um decreto de Napoleão Bonaparte e que normalmente está fechada ao público. Veículos de imprensa italianos chegam a falar que a igreja, na verdade, está abandonada.

Com a exposição, Asad Raza fez com que o local fosse aberto a visitação. Assim, de maneira totalmente gratuita, o público pode entrar e apreciar a quadra de tênis em meio a dezenas de estátuas e afrescos, como o que ilustra toda a vida do apóstolo Paulo, feito pelos irmãos Giulio e Antonio Campi no século XVI.

A cor clara do saibro contrasta de forma interessante com os tons mais escuros das estátuas, que delimitam alguns pontos da quadra, e também com as cores dos próprios afrescos. Para fazer a obra, Raza contou com o apoio da Babolat, que ajudou na construção da quadra e está presente na exposição com bolas, raquetes e raqueteiras.

Sair da versão mobile