Com o apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF) e patrocínio da Tetra Pak, o Programa Ecotorcedor foi lançado na tarde desta quinta-feira, em um evento realizado do Museu do Futebol, em São Paulo. O projeto visa levar sustentabilidade ao Paulistão Chevrolet por meio de diversas iniciativas. Manager Esportes, Netcommerce e WIdeias também apóiam o Ecotorcedor.
Durante todo o Campeonato Estadual de São Paulo, serão desenvolvidas diversas ativações nas 17 cidades-sedes que abrigarão jogos. Serão instalados “ecopontos” nos estádios para que as pessoas levem embalagens recicláveis.
Cada ação sustentável do torcedor valerá pontos. No fim do torneio, as pessoas que acumularem mais pontos no programa ganharão diversos prêmios, como uniformes do time do coração, bicicletas, computadores e tablets.
Os torcedores também podem conquistar pontos participando de ações virtuais, como o “Bolão Ecotorcedor” e o “Quiz Ecotorcedor”, realizadas na página oficial do projeto no Facebook. No site, os participantes ficarão interados sobre a situação no programa, quantos pontos já acumularam e qual posição ocupam no ranking geral.
“Aliando a sustentabilidade ao futebol, esperamos reforçar a mensagem de reciclagem e da coleta seletiva, e assim mobilizar as pessoas por esta importante causa”, comentou Eduardo Eisler, vice-presidente de estratégia e negócios da Tetra Pak.
Segundo os diretores do Ecotorcedor, os prefeitos das cidades que têm times participando do Paulistão Chevrolet estão empenhados no projeto. Em todos os municípios participantes, haverá o “Dia do Plantio”, uma data em que os torcedores plantarão bosques urbanos nas respectivas cidades, atividade que também valerá pontos.