O Borussia Dortmund, da Alemanha, e o Chivas Guadalajara, do México, firmaram uma parceria para compartilhamento de conhecimentos em diversas áreas. O acordo foi facilitado pela fabricante de artigos esportivos Puma, que é patrocinadora dos dois clubes.
O acerto foi confirmado por postagens feitas no Twitter do clube mexicano alguns dias atrás. O CEO do Chivas, José Luis Higuera, esteve na Alemanha e se reuniu com representantes do clube alemão. Higuera ainda teve a oportunidade de assistir à vitória do Dortmund sobre o Hannover por 1 a 0, em jogo válido pela Bundesliga, no último domingo (18).
De acordo com o site especializado em futebol latino-americano Bolavip, o objetivo dos dois clubes é compartilhar conhecimentos e colaborar com estratégias financeiras, esportivas e administrativas. O setor de marketing e até as contratações de jogadores também farão parte da parceria.
Segundo o site britânico SportsPro Media, a nova colaboração é entendida como parte de uma ambição mais ampla do Chivas de ganhar experiência e melhorar suas próprias operações de negócios por meio da parceria com equipes de outras ligas. O clube mexicano postou nesta terça-feira (20) imagens em que fecha uma parceria nos mesmos moldes com o Olympique de Marseille, da França, também patrocinado pela Puma.
Vale lembrar que o Borussia Dortmund também já possui acordos com os clubes norte-americanos Cincinnati United e La Roca. A parceria com o Chivas, no entanto, permitirá que os alemães consigam a expansão para a América Latina. Dessa forma, o clube terá um novo mercado promissor a explorar, principalmente agora que contratou o jovem mexicano Fernando Corvera Blum para fazer parte do elenco principal.