A Copa Petrobras de Marcas estava marcada para estrear no próximo dia 29 de maio. No entanto, mudanças no procedimento de alf”ndega na Argentina fizeram com que toda a preparação para a temporada atrasasse, já que os motores usados são importados. Com essa situação, a prova de abertura foi adiada para o dia 19 de junho, em Tarumã.
Mesmo sem uma corrida oficial, o dia 29 não foi riscado do calendário para a Copa Petrobras de Marcas. No que seria a corrida de Curitiba, será um evento de ajustes finais para os carros. Com tração dianteira e potência de 300 cavalos em automóveis de ruas, a preparação para as provas é delicada, o que seria dificultada com os atrasos ocorridos.
Para o público, o desafio é tornar o evento atrativo mesmo sem carros em disputa pela primeira colocação. Agora o objetivo é fazer com que patrocinadores e fãs do automobilismo compareçam em um teste.
Para isso, o Autódromo Internacional de Curitiba irá receber, antes dos treinos, uma prova do Campeonato Regional de Marcas, além de eventos promocionais. Entre eles, está incluído teste-drive pelo circuito com os carros originais que participam da Copa de Marcas, para que o público possa ter uma experiência próxima do que seria visto.
Curitiba volta a receber a Copa de Marcas no fim do ano, precisamente no dia 4 de novembro. A primeira etapa, em Tarumã, não sofreu alteração de data. Organizado pela Vicar, a competição tem como patrocinador máster a Petrobras, e foi anunciada no início deste ano. O Brasil não tem uma disputa nacional de marcas devidamente organizada desde 1994.
Toyota
Atualmente, três montadoras emprestam as suas marcas para competir na Copa de Marcas: Chevrolet Astra, Ford Focus e Honda Civic. No entanto, a Vicar negocia com uma quarta, concorrente direta da Honda. A Toyota poderá entrar na disputa e, seguindo a lógica de sua disputa no mercado, deverá usar o modelo Corolla.