Com B2S, Octagon traça perfil de torcedores brasileiros

Após adquirir a agência de marketing B2S, a Octagon realizou pesquisa para descobrir o que leva o torcedor brasileiro a se interessar por esporte. A resposta, segundo conclusão divulgada nesta quinta-feira (2), está na forte ligação entre fãs e atletas renomados.

“É a primeira vez que alguém quantifica o porquê que está por trás desse mistério que é a paixão dos fãs pelo esporte”, disse o presidente da Octagon no Brasil, Alexandre Leitão. “Saber os motivos pelos quais o torcedor tem determinada sensação a respeito de um esporte nos permite criar estratégias e planos de ativação que conectem as marcas a essas relações emocionais”, completou.

A Octagon já realizou essa pesquisa em dez países, com um total de 50 mil torcedores analisados (dois mil no Brasil). Os adeptos brasileiros demonstram vínculo emocional com atletas de futebol, tênis, basquete e vôlei em estágio mais significativo do que outras regiões pesquisadas.

Outra novidade é a distinção de perfis de fãs em um mesmo esporte, que vão além de diferenças demográficas, provando que as pessoas seguem esportes por razões diferentes.

“Você pode pensar que a devoção a um time, definida como lealdade excessiva a ele, está entre a maioria dos perfis de torcedores no Brasil, como acontece na Europa, mas você estaria errado”, afirmou Simon Wardle, vice-presidente de insights e estratégia da Octagon.

De acordo com o estudo, há quatro perfis de brasileiros: torcedores de carteirinha (33% dos entrevistados), que representam jovens solteiros devotos a um clube de futebol; galera do sofá (30%), menos ávidos, que acompanham partidas pela TV; fã clube FC (25%), usualmente atraídos pelos ídolos do esporte; e fanáticos por futebol (12%), os mais ávidos, que consomem o futebol de uma maneira mais geral.

Entender as diferenças entre esses perfis, de acordo com Leitão, permite trabalhar para que o uso do futebol como plataforma de marca tenha melhores resultados, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil. “Há caminhos para ativar patrocínios no Brasil que são muito diferentes da ativação em mercados mais maduros”.

Em 2010, a Octagon foi globalmente a agência de marketing esportivo que mais trabalhou com empresas patrocinadoras da Copa do Mundo. A empresa cuidou das ativações de MTN, AB Inbev, Sony, Coca-Cola, Powerade e Hyundai-Kia.

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