A Adidas apresentou a bola da marca que será usada em seus torneios oficiais em 2016 e, mesmo sem um patrocínio ao evento, deixou claro que estará focada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A bola em questão foi nomeada de “Errejota”. E, segundo a Adidas, ela representa o Rio de Janeiro, com “DNA” brasileiro, com as cores verde e amarelo e com um design que faz referência à cidade brasileira.
Mas, mesmo com todas as indicações, a bola da marca alemã só rolará nos gramados brasileiros em uma ocasião, os Jogos Olímpicos de 2016. E, a esse evento, a empresa não pode fazer nenhum tipo de citação direta.
O problema é que o patrocínio aos Jogos Olímpicos é uma propriedade da Nike. Durante o evento, no entanto, o material específico de cada esporte é fornecido pelo patrocinador da confederação internacional. No caso do futebol, a Adidas, histórica parceira da Fifa.
Não por acaso, a empresa tomou a liberdade de escolher dois rostos distantes do futebol para promover a Errejota. Bia e Branca Feres, do nado sincronizado, se uniram a Gabriel Jesus do Palmeiras, Samir do Flamengo e Marlon do Fluminense para divulgar a bola.
Apesar de toda referência carioca, a estreia oficial da nova bola acontecerá no outro lado do mundo. Ela entrará em campo pela primeira vez pela Copa do Mundo de Clubes, no Japão, em dezembro.
A associação escancarada ao Rio de Janeiro não pode ser motivo de reclamação da Nike. Nos Jogos Olímpicos de 2012, quem tinha a posição oficial era a Adidas, e a empresa americana não deixou de provocar sua maior rival no mercado esportivo.
Em campanha daquele ano, a Nike viajou a diversas “Londres” para desdenhar dos Jogos na Inglaterra e exaltar atletas amadores ao redor do mundo.