O Vasco lançou em sua conta do Facebook uma enquete para que os torcedores escolham quem usará a camisa 113, referente ao aniversário do clube. Com a ação, a diretoria do time exibe o anseio em tornar a ferramenta online um meio de comunicação e interação direta com os seus torcedores.
A campanha do Vasco começou com uma eleição interna, com o técnico Ricardo Gomes e o elenco do time votando em um jogador para usar o número 113 na camisa. Os cinco mais votados (Fernando Prass, Juninho Pernambucano, Felipe, Dedé e Rômulo) tiveram seus nomes colocados na enquete do Facebook. Por ora, o zagueiro Dedé lidera a votação.
O processo interno também foi aproveitado pelo marketing, mas dessa vez por outra rede social. O vídeo com os jogadores votando e comentando a eleição foi produzido e colocado no Youtube.
Para o diretor de marketing do Vasco, Marcos Blanco, esse apelo constante com o torcedor é o que diferencia o uso de redes sociais feito pelo clube. “Nenhuma Fecebook de time do Brasil tem tanta interatividade quanto o nosso. E essa é a função de uma rede social”, afirmou.
O exemplo usado pelo clube está na comparação com as contas de Facebook que possuem mais seguidores do que o Vasco, como modo de mostrar que o marketing carioca instiga os torcedores na rede social. Mais de 7 mil “curtiram” o post da vitória do time na última quarta-feira. Na página do Corinthians, com mais do que o triplo de seguidores, cerca de 11 mil pessoas “curtiram” o post da vitória do mesmo dia.
Esse apelo da rede já rendeu ao Vasco até um patrocinador para a página do Facebook. A Brahma, patrocinadora do clube, possui uma cota na rede social do clube, que coloca posts específicos da parceria com a empresa.