O Botafogo permanecerá com a aposta nos torcedores mais jovens em 2012. No último domingo, o time fez a primeira partida oficial do ano, e a diretoria de marketing do clube apresentou mais uma novidade para o público: no telão do estádio Engenhão, a apresentação dos torcedores foi feita por meio de desenhos animados.
Desde 2010, o Botafogo faz a apresentação da cada jogador com uma pose em vídeo, método que a Rede Globo adotou para fazer as suas transmissões. Neste ano, no entanto, os jogadores serão caricaturas, o que ressalta o plano dos primeiros anos da gestão Maurício Assumpção, reeleito no fim de 2011.
Nos últimos anos, o Botafogo tem feito uma série de ações para cativar as crianças entre 8 e 11 anos, período em que os mais jovens escolhem seus times. De boneco do Loco Abreu a jogo eletrônico, o clube tem focado os mais jovens.
O diretor de marketing do Botafogo, Marcelo Guimarães, ressalta que não só os mais jovens deverão formar a base para o marketing do clube. “Quarenta por cento da torcida do Botafogo tem mais de 45 anos. Então vamos também valorizar o passado, com ídolos de outros tempos, para chegar a essa parcela”, afirmou.
Outra direção que o Botafogo deverá manter para os próximos anos está na torcida que vive fora do Rio de Janeiro. Segundo o clube, metade de sua torcida reside fora da capital fluminense. O principal braço das ações está no projeto “Feijão no Fogão”.
Para as crianças, uma das apostas do Botafogo neste ano estará nas redes sociais. Para o clube, a faixa de idade estabelecida como prioridades, entre os 8 e 11 anos, corresponde à época de entrada das pessoas na rede, o que justifica uma maior investida na área.