A Adidas gerou atrito com dois dos seus times patrocinados no Brasil. Ao entrar na polêmica do título brasileiro de 1987, a empresa acabou irritando os torcedores do Flamengo e do Sport. O time pernambucano chegou a lançar uma nota oficial em repressão ao posicionamento de seu próprio parceiro.
O problema começou na última semana, quando a Adidas lançou o novo uniforme do Sport com a frase “O Brasil é Teu” estampada nas costas. As palavras fazem referência à capa de 1987 do “Diário de Pernambuco”, que exalta o título brasileiro do clube, inclusive com a imagem do Troféu Copa Brasil, a popular Taça das Bolinhas.
A polêmica ganhou corpo após a publicação da Máquina do Esporte, que destacou o termo “provocação” para se referir ao lançamento da Adidas. A empresa chegou até a pedir para que o título da matéria fosse alterado.
O posicionamento da empresa alemã com o lançamento da camisa do Sport irritou torcedores do Flamengo. Ao longo do fim de semana e na segunda-feira (15), a empresa recebeu diversas mensagens com insultos de torcedores em suas redes sociais, que reclamaram enfaticamente do fato de a parceira do time ter declarado o rival como campeão de 1987.
A Adidas não se pronunciou oficialmente sobre a polêmica, mas respondeu a vários seguidores no Twitter. A empresa afirmou aos internautas que era “óbvio” que não havia provocação e que a companhia não se posicionava sobre a polêmica. Quanto ao título dado à publicação pela Máquina do Esporte, a empresa usou o termo “inverdade”. Em uma das mensagens, chega a dizer que considera ambas as equipes campeãs em 1987.
O problema é que as declarações online irritaram também o Sport. A direção do time, então, soltou uma nota oficial no fim da segunda-feira (15) para afirmar que tomará “medidas cabíveis” perante a “Adidas e o poder judiciário” para que seja respeitada a decisão do Superior Tribunal Federal. O clube pernambucano afirmou que a declaração da Adidas no Twitter foi “infeliz”, ainda que não tenha especificado a frase que causou o incômodo.
O STF foi quem ressuscitou a polêmica ao negar, em abril, um recurso do Flamengo e declarar, de forma definitiva, o Sport como Campeão Brasileiro de 1987. Nos dias seguintes, os dois clubes trocaram provocações em declarações do presidente do time pernambucano e em mensagens da equipe carioca nas suas redes sociais oficiais.