A ascensão do sérvio Novak Djokovic ao topo do ranking mundial de tênis foi especialmente festejada na Itália. Em boa fase, o atleta ratificou um processo de recuperação da Sergio Tacchini, empresa de material esportivo que o patrocina desde 2009.
A Sergio Tacchini é uma marca icônica no tênis, que já patrocinou nomes como John McEnroe, Jimmy Connors e o jovem Pete Sampras. No entanto, passou por uma grave derrocada e trabalha atualmente para ressurgir.
No ano passado, a Sergio Tacchini teve faturamento em torno de 50 milhões de euros. O valor ainda é extremamente baixo em comparação com as gigantes Nike (patrocinadora de Roger Federer e Rafael Nadal, antigos donos do número 1) e Adidas, que acompanha Andy Murray, último integrante do top 4 do planeta, mas é significativo para a parceira do sérvio.
A Sergio Tacchini continua sendo baseada na Itália, mas foi comprada por um grupo chinês. Nesse processo, a empresa resolveu apostar em apenas um tenista. O contrato de dez anos com Djokovic foi assinado em 2009, quando ele era o quarto melhor do planeta.
“Nós sentimos que ele tinha potencial para chegar ao topo. Com ele, nossas vendas subiram muito”, disse Edoardo Artaldi, gerente de sports marketing da Sergio Tacchini, em entrevista ao “Market Watch”.
Não por acaso, a Tacchini colocou anúncios com Djokovic em todas as lojas da marca. E agora planeja uma linha de produtos especificamente baseados na imagem do tenista sérvio.