Com “dono”, Copa do Brasil reforça marca e cria até loja

No começo deste ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Klefer anunciaram o lançamento da nova identidade visual da Copa Continental do Brasil. A ideia, com isso, era criar uma nova era para a competição, a primeira a ter um tratamento do gênero entre os torneios da entidade. 

Agora, quando o torneio começa a entrar em sua reta final, os meios digitais se transformaram no caminho para fazer com que a Copa do Brasil ganhe uma nova identidade com o torcedor e consiga atingir um patamar inédito no país.

Foto: Erich Beting

“Copa Continental do Brasil. O país inteiro joga”. Esse é o mote do “manifesto” lançado pela competição, que procura mostrar que o torneio é o único a ter presença de clubes de todas as divisões e das cinco diferentes regiões do Brasil.

“Não é só uma marca nova. É algo muito maior. Esse trabalho de branding diz como a marca deve se comportar não só visualmente mas em todos os pontos de contato com o público”, afirmou Gustavo Andrade, gerente de marketing da Copa do Brasil, em palestra durante o 2° Summit Digital da competição.

Para ampliar o alcance do público, a Klefer, agência responsável pela gestão comercial do torneio, apostou em parcerias digitais com Facebook e Twitter. Com o primeiro, o programa “Contos do Povo da Bola”, que conta a história dos torcedores e dos times que disputam o torneio, foi a forma escolhida para engajar o fã. 

“Mesmo com a mudança de algoritmo, o número de visualizações e de compartilhamentos dos vídeos do projeto foi muito maior. Estamos muitos felizes com os resultados da parceria e especialmente com o ‘Contos do Povo da Bola'”, disse Felipe Koslowski, gerente de parcerias de esportes do Facebook na América Latina.

Com o Twitter, é feita a eleição do craque de cada partida desde as quartas de final. Isso ajuda no engajamento dos torcedores com a competição. Segundo Pitter Rodriguez, head de parcerias de esportes da plataforma, a Copa do Brasil é a terceira liga esportiva do país mais comentada no Twitter. Ela fica à frente de todos os torneios de futebol da Europa, além de bater NBA e NFL, entre outros.

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A aposta no digital para reforço da marca da competição ganhou um novo capítulo este mês, quando foi lançada a loja virtual da competição. Com produtos que remetem à história do torneio, a Copa do Brasil é a única competição a ter uma linha de produtos próprios. Até 2022, a Klefer será responsável pela gestão comercial do torneio. E pelo trabalho de branding que tem sido feito até agora.

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