A Bundesliga anunciou nesta terça-feira (15) uma estratégia abrangente e de longo prazo destinada a aumentar o envolvimento com a China. O passo inicial será a criação de um novo escritório de representação em Pequim, com inauguração prevista para o próximo mês de março.
De acordo com a entidade que organiza o futebol alemão, o escritório terá um papel fundamental na construção do relacionamento positivo entre o futebol alemão e o futebol chinês, em especial após um acordo de compartilhamento de conhecimentos estabelecido em 2016 pela chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente da China, Xi Jinping, e autoridades do futebol dos dois países.
Foto: Reprodução / Twitter (@Bundesliga_DE)
O escritório será dirigido por Patrick Stueber, gerente sênior de direitos audiovisuais da Bundesliga International, que está no grupo Deutsche Fussball Liga (DFL) desde 2007. O executivo e sua equipe trabalharão em estreita colaboração com a PP Sports, parceira de mídia da Bundesliga, fazendo uso de sua experiência em vídeo e conteúdo, além de alavancar a influência do mercado de sua matriz, a Suning Commerce Group.
A atividade adicional de marketing também será entregue por meio de campanhas digitais localizadas, com base na forte presença on-line. Fora da Alemanha, a China é um dos países que mais tem fãs da Bundesliga, com mais de 2,6 milhões de usuários do Weibo O número deve aumentar ainda mais a partir desta sexta-feira (18), quando a Bundesliga entrará na Toutiao, uma das maiores plataformas móveis da China para criação, agregação e distribuição de conteúdo.
Por último, os clubes também terão um papel central nas atividades em território chinês. Atualmente, muitos já estão presentes por lá, entre eles Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Borussia Mönchengladbach, Eintracht Frankfurt, Schalke e Wolfsburg.
“Por meio da abertura do nosso escritório e da implementação de um plano estratégico de longo prazo, continuaremos construindo nossas profundas conexões com a China e seus fãs que sabemos que são apaixonados pela Bundesliga. Desde 2016, temos trabalhado para ajudar no desenvolvimento do futebol nesta nação ambiciosa. Através da liderança e da experiência de Patrick Stueber, uso de inteligência de negócios e aumento das atividades no local, vamos aumentar ainda mais o impacto mostrando as qualidades da Bundesliga”, afirmou Robert Klein, CEO da Bundesliga International.
Vale lembrar que o escritório na China é a mais recente adição à rede global da Bundesliga, que já possui bases em Cingapura (Ásia) e Nova York (Américas), além de uma parceria estratégica com a IMG Reliance na Índia.
A liga alemã, aliás, não é a única grande europeia a olhar cada vez mais atentamente para a Ásia. Nos últimos dias, a Premier League também anunciou a criação de um escritório na região, o primeiro internacional da liga inglesa, em Cingapura.