A Superliga Chinesa pode experimentar seu primeiro processo de expansão internacional. A LeTV, plataforma de TV paga que é integrada pelos fundadores do Alibaba e do Grupo Wanda, fechou acordo para transmitir ao vivo todos os jogos da competição para China, Hong Kong, Macau, Taiwan, parte do Sudeste asiático, Canadá e Estados Unidos.
O Alibaba é um grupo privado de comércio online com sede em Hangzhou, na China, que tornou-se, nos últimos anos, um gigante mundial no varejo. Já o Grupo Wanda, controlado por Wang Jianlin, possui diversos investimentos em esporte, como a agência de marketing esportivo Infront Sports & Media AG, além de 20% do Atlético de Madri.
Os termos econômicos do acordo entre a Superliga Chinesa e a Ti’ao Dongli, controladora da LeTV, não foram divulgados. No entanto, esse mesmo grupo já havia adquirido os direitos de TV exclusivos do torneio entre 2016 e 2020 por 8 bilhões de yuans (equivalente a R$ 4,86 bilhões). É provável que esse novo contrato signifique um bônus para o torneio chinês.
Para dar maior rentabilidade ao investimento, a LeTV planeja lançar um serviço pago a partir de 2018, pelo qual os usuários seriam obrigados a desembolsar uma mensalidade ou anuidade para ter acesso aos jogos pela internet. Neste momento, a ideia é oferecer os 240 jogos de forma gratuita e em alta definição, o que inclui tanto seu portal como suas filiais Zhangyu TV e Soda Soccer.
A emissora também divulgou que fará melhorias na transmissão das partidas, como a introdução de câmeras de alta velocidade, tomada de imagens panorâmicas e até uso de realidade virtual, que nos Estados Unidos já tem sido feito pela Fox Sports. Também haverá programas durante a semana com discussões táticas, entrevistas e estatísticas.
“Com as ligas mais importantes do mundo em mente como competidoras, vamos fazer todo o possível para ajudar a aumenter o valor da Superliga Chinesa e impulsionar a reforma da indústria chinesa de futebol”, afirmou Li Yidong, presidente da Ti’ao Dongli.
Para a próxima temporada, o torneio contará com destaques do último Campeonato Brasileiro. É o caso de Renato Augusto, Gil e Ralf, campeões pelo Corinthians, que se transferiram no início do ano.