Com Estrella Galícia, Corinthians ‘estreia’ marca premium no futebol

Patrocinador com posicionamento premium é comum no futebol europeu, mas é raridade no Brasil. Na terça-feira, houve uma quebra nessa linha. O Corinthians anunciou o rompimento com a Brahma para assinar um acordo de três anos com a cervejaria espanhola Estrella Galicia, que passa a ser a cerveja oficial do clube. Do mesmo grupo, a Cabreiroá também foi apresentada como água oficial do time.

Entre os 12 grandes clubes do Brasil, não há um único patrocinador que se posicione como a Estrella Galicia entre seus concorrentes. Nem mesmo na seleção brasileira existe uma marca com esse enfoque.

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No ramo das cervejarias, a estratégia se repete. A Heineken usa a marca apenas para a Liga dos Campeões. No Brasil, preferiu usar a Kaiser nos clubes de futebol. Mais recentemente, tem apostado na Amstel, mas com aportes ainda discretos e com foco na popularização. A própria Ambev não abriu mão da Brahma na Copa do Mundo, deixando a Budweiser mais restrita no país.

A direção do clube, claro, celebrou a novidade. “Isso acaba reposicionando o Corinthians para outro nicho de empresas que não estavam mais olhando para o futebol brasileiro e para o Corinthians como uma potencial ferramenta de comunicação. Agora, empresas do segmento premium vão olhar e pensar: ‘que movimento é esse?’”, afirmou o gerente de marketing do time, Gustavo Herbetta, à Máquina do Esporte.

Com o Corinthians, a Estrella Galicia, que produz no Brasil desde 2014, espera um vertiginoso crescimento; a meta é aumentar o faturamento em 40% já neste ano. Mas isso não significa abrir mão do status almejado. “Não queremos ser a mais comprada, queremos ser a mais amada”, resumiu o presidente da companhia, Fábio Rodrigues.

A aposta da empresa está nas ativações com o clube, como explicou o diretor de marketing da Estrella Galicia, Juan Paz, à Máquina do Esporte: “O patrocínio vai nos ajudar muito nessa notoriedade de marca, mas com uma execução diferenciada, uma execução premium, oferecendo vantagens aos corintianos”.  

A empresa espanhola não quis adiantar quais serão as ativações realizadas. Por ora, houve apenas alguns conteúdos nas redes sociais do time em referência ao novo parceiro, com a chamada “loucos por cerveja e por futebol”. O principal meio da cervejaria, no entanto, será a base de sócios-torcedores do clube paulista.  

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