A organização do NBB celebrou o acentuado aumento na audiência das partidas transmitidas ao vivo pela internet. A ferramenta era uma aposta da Liga Nacional de Basquete para aumentar o alcance dos eventos do torneio.
No início desta temporada, o NBB mediu a audiência dos quatro primeiros jogos exibidos por meio do Facebook Live, ferramenta da rede social para eventos ao vivo. A média ficou em 31,1 mil usuários únicos durante os jogos.
O número pode não parecer alto em comparação à audiência da televisão. Um ponto no Ibope de São Paulo com a transmissão da Bandeirantes, por exemplo, chega a 69 mil residências e quase 200 mil pessoas. Ainda assim, o crescimento foi significativo.
Há dois anos, o recorde de audiência na transmissão online havia sido de 29,9 mil, menos do que a média do início desta temporada. E, na temporada passada, os quatro primeiros jogos tiveram média de 14 mil usuários, menos da metade dos números atuais.
A maior diferença neste ano foi a parceria do NBB com o Facebook. Após um teste com a final da Liga Ouro 2016, por meio da rede social, a liga a adotou para exibir 40 jogos com exclusividade na rede. Na Liga Ouro, com o Vasco em quadra, a audiência chegou a 88 mil pessoas.
Além dos jogos, o NBB tem usado o Facebook para exibir outros fatores. Entrevistas exclusivas, bastidores, brincadeiras e até vídeos em 360º têm sido usados para formar o pacote de conteúdo oferecido aos internautas.
Na mídia tradicional, o NBB fechou acordo com a Bandeirantes nesta temporada, em um acordo com a Globo, parceira da liga. O Sportv também transmite jogos da temporada regular.