Eventos esportivos aquecem as redes sociais. Durante jogos e torneios importantes, o uso dessas ferramentas é intenso pelos torcedores, o que faz subir a média de mensagens publicadas. Pensando em uma situação de alta, o Twitter apresentou nesta semana uma maneira diferente de acompanhar a Copa do Mundo.
O serviço, que permite mensagens com caracteres limitados, quer aumentar a experiência do torcedor no acompanhamento dos jogos. Para isso, fez uma nova página específica sobre o Mundial, com divisão das mensagens de diversas fontes envolvidas nas partidas, além da própria linha tradicional de cada internauta.
Quem quiser acompanha a abertura entre Brasil e Croácia, nesta quinta-feira, poderá estrear o novo modo de segunda tela do Twitter. A rede coloca à disposição o placar, as pessoas a serem seguidas das duas seleções, uma área de fotos e vídeos e uma área de “tuítes” com a hashtag que sinaliza a partida (#BRACRO).
A aposta tem fundamento. Na contagem de citações sobre a Copa do Mundo, o Mundial do Brasil já tem mais menção do que o torneio realizado na África do Sul, mesmo sem a bola rolar na Arena de São Paulo ainda. Evidente, a rede social, criada em 2006, teve um significativo acréscimo de internautas. Hoje, esse número é de 255 milhões, contra 175 milhões em 2010.
Para celebrar a Copa do Mundo, a empresa também voltará com o “hashflag”, criado em 2010. Com o comando, as hashtags com as iniciais do países ficam uma pequena bandeira na mensagem criada.